quarta-feira, 10 de março de 2010

Rojões do lombo de porco

Banha de porco, branquinha como a neve.

CIMG9862

Vários  pedaços de carne de porca. (era porca, mas garanto-vos que a carne estava muito limpinha)

CIMG9857

O lume no ponto, para que não se queimem.

CIMG9866

A espuma é o que a cozinheira prova, para ver se está bom de sal.

CIMG9864

Mais uma pitadinha da sal.

CIMG9867

Rojões deliciosos de comer e chorar por mais, à boa moda da Beira.

CIMG9870

Eu comi, não chorei porque ainda trouxe uma caixa cheia deles.

Amigos destes, não é para todos.

Adoro comida feita e comida em excelente companhia como foi o caso.

12 comentários:

  1. hum que tarde muito agradavel entre estas duas manas o calor da LAREIRA e o amor que nos une as duas

    ResponderEliminar
  2. estou sem palavras, temos que repetir mais vezes.
    Beijos repenicados
    Maria

    ResponderEliminar
  3. ai sim pois olha a lareira nao foge e a mana tambem nao e agora estamos mais juntos

    ResponderEliminar
  4. O problema é que a lareira não se transporta totalmente pela net...
    Beijos
    Maria

    ResponderEliminar
  5. Vocês deveriam ser proibidas de falar destas coisas... Rojões (ou torresmos, como são chamados perto de Coimbra), que saudades, Deus meu, que saudades...

    ResponderEliminar
  6. MAGA os torresmos são mais pequenoa e não são feitos com o lombo.
    Temos que matar essas saudades...
    Beijos
    Maria

    ResponderEliminar
  7. Mas olha que os torresmos da minha infância, em S.Martinho da Cortiça a 40km acima de Coimbra na estrada da Beira, eram de lombinho, bem macios, saborosos, que se aqueciam na própria gordura onde eram guardados e se comiam com batatas cozidas... Céus... tenho de terminar... a baba cai da minha boca... por favor... tragam-me um lençol... e já agora uns torresmos!!!!!

    ResponderEliminar
  8. Sim, e esses estavam guardados para ocasiões especiais, deixei-la com água na boca não é só a si à mais, é que o meu stock já se foi. Um beijo grande.
    Maria.
    O que eu quero dizer é a minha avó fazia os dos lombo para a pequenada (para mim entenda-se) e para ocasiões especiais e os da barriga para o uso diário.
    Se ainda tivesse podiamos combinar nos encontrar só para os provar. :( Os da mana também eram muito bons.

    ResponderEliminar
  9. Era o que faltava, estar a pôr uma gulosa a comer os teus queridos torresmos... era o que mais faltava!
    de qualquer modo, o meu muito obrigada
    Beijo

    ResponderEliminar
  10. Qualquer dia combinamos e comes.
    Relativamente a seres velha só se for de idade porque de ideia não me parece nada.
    Beijos grandes para ti.
    Maria

    ResponderEliminar
  11. Já cá cantam 64... mas é segredo!

    ResponderEliminar
  12. Disseste que só guardava segredos, que não tinhas nenhum segredos, eu acho que deves ter um e do tamanho do mundo - o segredo da tua juventude.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderEliminar