quarta-feira, 31 de março de 2010

Escprrega/Estendal

CIMG9982

CIMG9983

Enganei-me e entrei num beco, inverti a marcha e quando regressei parei o carro e tirei estas fotos.

No carro seguia eu com a pequenada  que logo perguntou, o que estás a fotografar - disse logo o outro  - o estendal eu sorri, fotografei e segui. Pensando, quantos sorrisos, gargalhadas, choros já terá ouvido aquela estrutura de metal que agora segura roupa outrora terá balanceado   crianças, adolescentes e adultos?

Bebedouro universal

CIMG9965

Espectacular dá para todos os humanos crianças, adultos e idosos têm ou não alguma deficiência, que bom é ver este tipo de igualdades.

Água quente

CIMG9961 

Na casa onde passei parte da minha infância, havia um lavatório destes e um bidé do mesmo género, quando era  de inverno aquecia-se a água no forno a lenha e era aí que nos lavamos, à gato, porque o frio era mais que muito.

A banheira, era uma bacia enorme (talvez não fosse assim tão grande, eu é que era pequena) que levava toda a água da panela do fogão a lenha muito quente que depois era temperada com água do cântaro. Vocês nem imaginam  como ficava em volta.

Boas recordações, sem esquentadores, água canalizada, caldeiras ou aquecimento central, mas com muito calor humano para compensar isso tudo.

terça-feira, 30 de março de 2010

Material cirurgico usado

CIMG9963

Encontrei esta preciosidade numa feira veio-me à ideia os tempos de aldeia, em que as pessoas iam a casa da senhora que sabia dar injecções, quando necessitavam desse tipo de tratamento,  recordo de ser uma seringa de vidro  cuidadosamente desinfectada de cada vez que era necessária.

Em troca vinha sempre, no fim do tratamento, um pouco de presunto, uns  ovo, um coelho, umas couves ou um trabalho no campo enfim uma admirável forma de retribuir.

Sair de Lisboa

CIMG9780

CIMG9779

Muitos Invernos quando me deslocava de camioneta de Lisboa para a  terra enchia o calçado de lama, e não poucas vezes, a roupa.  Eu passo a explicar é que esse passeio em “s“ , que agora se vê, não existia, era  de terra calcada à medida que as pessoas passavam  e em volta cresciam ervas, a seu belo prazer.

As ortigas   eram as que  mais mencionadas pelos meus pais, vocês sabem porquê?

Agora já não é preciso galochas e até dá vontade de brincar enquanto esperamos pela camioneta.

Quem bom é ver estas evoluções…

segunda-feira, 29 de março de 2010

Estrume

 

CIMG9434

Vimos ao longe e já nos cheira, sim cheira a isso…

Eu adoro esse cheiro, é diferente do cheiro da humana, não é possível explicar por palavras, este  cheiro as  emoções que me vêm à mente, a preparação para  a sementeira. A das batatas é a que melhor me recordo. a meio da manhã uma das mulheres   da casa em que se estava a fazer a sementeira ia a casa e aparecia instantes depois com uma cesta cheia de petiscos acabadinhos de fazer para quem andava a ajudar.

Ricos tempos, eles e elas bebiam vinho para mim aguinha. Aí se eu apanhava aqui aquela água.

domingo, 28 de março de 2010

Telha

CIMG9916

Talvez já tenha sido em tempos só uma telha, hoje é a  obra de arte que dá as boas vindas, aos visitantes de  uma das vivendas por onde passei.

Indo por aí, encontram-se coisas maravilhosas.

Um carro que voou

CIMG9624

Voou até à parede da oficina e por lá ficou e espero eu que fique por muitos anos.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Favas

Não é dos meus pratos favoritos, mas adorei vê-las em flor e hoje as vagens.  Aqui está o resultado das duas passagens, pelos quintais dos vizinhos.

CIMG9920

CIMG9968

quinta-feira, 25 de março de 2010

1 couve e 2 gatos (as)

CIMG9926

O dia tinha amanhecido com um sol radioso e eles ou elas, ali estavam a desfrutar dos seus raios, a terra fofinha preparada para a sementeira das batatas ainda contribuía mais para os manter ali, em posse, para a foto.

Costumo dizer que são coisas simples que me deixam feliz… :)  :=

Tejo/Alhandra

CIMG9958

Diz-se de depois da tempestade vem a bonança,  ontem ao ver este barco encorado à espera de reparação fo~i no que pensei.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Fotos com as mãos atrás das costas

Caminhava com a pequenada e o meu irmão no Parque Urbano de Via Rara, quando se aproximou de nós este cão, saquei da máquina fotográfica, coloquei-a atrás das costas e disparei, é claro que não via o resultado, nem tão pouco tinha a certeza de ter disparado, enfim, está cumprido o desafio a que me propôs com a MAGA.

CIMG9952 CIMG9953

CIMG9951

terça-feira, 23 de março de 2010

+1 metro e estava na passadeira

CIMG9956

Máquina de costura

CIMG9960

Foi na feira de antiguidades de Oeiras, que encontrei esta preciosidade, recordei-me dos tempos em que a costureira da aldeia fazia os vestidos para as senhoras e com os restos os vestidos para as minhas bonecas, era mesmo uma sortuda….:)

Um gato

CIMG9976

de bem com a vida.

Pacientemente  ao sol, indiferente a tudo e a todos ali estava ele ou ela ao sol, lindo(a).

É tão bom conseguir tirar fotos a estes animais.

Esta casa será onde?

CIMG9979

Eu sei e vocês, sabem?

Tem um forno de cal em frente.

Foi este o concerto

CIMG9986

a que fomos no passado Domingo, dia 17 de Abril haverá mais, espero ir.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Nesperas ou nespereira?

CIMG9994

Vi esta nespereira e por consequência estas nesperas em Paço de Arcos num vivenda abandonada, que se encontra à venda.

Quem ia comigo disse -  coitadinhas são tão pequeninas, eu digo-vos se estivessem um pouco mais madurinhas quem lhes chamava um figo (às nêsperas) era eu. E, vai “xinxada” (acho que esta palavra não existe)  como nos velhos tempos em que chegávamos a casa cheios de nódoas e não era só na roupa, porque o corpo também tinha a sua  dose, de nódoas negras.

Bons tempos, as nossas mães e alguns dos donos das nespereiras é que não achavam muita graça. Tínhamos um vizinho que dizia assim: vá vão lá hoje que eu deixei o portão aberto, mas não estraguem nada. É claro, que nós íamos todos contentes.

:)  :)

Ar acolhedor?!

CIMG0020

Este Domingo  tivemos um convite para ir a ir ouvir dois coros infantis a Paços de Arcos, eu devia ter deixado a máquina em casa, mas como não foi o caso fartei-me de dar ao dedos, esta foi uma das casas que eu achei acolhedoras por aquelas paragens.

:) :)

sexta-feira, 19 de março de 2010

Saben quem é?

CIMG9930 

É um dos melhores amigos do homem que passa a viva a pregar-nos sustos. Ontem não resisti e fotografei-o, a ladrar-nos com toda a força que tinha. Podem acreditar, que damos cada salto, mas quando acordamos, em dias como o de hoje, e está a chover ficamos cheios de pena de ter de ir carro, felizmente não somos nós que mandamos no tempo.  :)   :)

quinta-feira, 18 de março de 2010

Cor

CIMG9936 CIMG9935

É tão bom olhar à nossa volta e ver esta explosão de cor; amarelo, vermelho, roxo, que lindo…

quarta-feira, 17 de março de 2010

Caixa de correio diferente

Lá íamos nós para a escola, quando descobrimos esta caixa de correio, como nunca tinha visto nenhuma assim, fotografei…

CIMG9920

segunda-feira, 15 de março de 2010

Cão sereno

Quando vamos para a escola  a pé apanhamos vários sustos com os cães que habitam as vivendas por onde passamos. É claro que ao fim de algumas passagens pelo mesmo sítio  já sabemos quais são as vivendas que têm cães, mas se vamos na palhaçada, esquecemos-nos e nesse caso é susto na certa.

Hoje  decidi variar o percurso e passei por este  cão que estava serenamente a apanhar sol, resolvi partilhar convosco.

CIMG9910

Lindo. :)

sábado, 13 de março de 2010

Correio

CIMG9270

Esta caixa do correio pertence a uma escola do ensino pré-escolar, é lá que começamos a fazer os primeiros rabiscos, daí seguimos para a primária e começamos a desenhar as primeiras letras, aprendemos a escrever frases e mais tarde textos, é nessa altura que podemos escrever algo que eu adorava e adoro escrever e receber cartas, postais, enfim contar novidades, sem ser pelo msm, por telefone, por telemóvel, melhor dizendo recorrendo à caneta e papel.

Agora caixa do correio enche-se de contas e publicidade, vale os comentários que vão deixando aqui no blogue que se parecem com mensagens postais.

Os tempos mudam mas as saudades de abrir a caixa do correio e não ser só contas essa fica. :) :)

O Gil

CIMG9250

Hoje passei por aqui só para vos apresentar o Gil. Um gato de campo, que tem a sorte, de ter sempre um colo  muito meiguinho a sua espera em casa. Costumamos dizer que “todos os cães tem sorte” então este gato é um “cão”. Mais conhecido por Gilito.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Caravela no alto do candeeiro

Ia eu na Avenida Almirante Reis, em Lisboa, quando reparei que as caravelas (um dos símbolos de Lisboa) navegavam no céu da cidade presas aos candeeiros, fotografei, não ficou lá muito bem, mas dá para terem uma ideia.

CIMG9662

Lembrei-me de Lusiadas e Camões.

quarta-feira, 10 de março de 2010

Rojões do lombo de porco

Banha de porco, branquinha como a neve.

CIMG9862

Vários  pedaços de carne de porca. (era porca, mas garanto-vos que a carne estava muito limpinha)

CIMG9857

O lume no ponto, para que não se queimem.

CIMG9866

A espuma é o que a cozinheira prova, para ver se está bom de sal.

CIMG9864

Mais uma pitadinha da sal.

CIMG9867

Rojões deliciosos de comer e chorar por mais, à boa moda da Beira.

CIMG9870

Eu comi, não chorei porque ainda trouxe uma caixa cheia deles.

Amigos destes, não é para todos.

Adoro comida feita e comida em excelente companhia como foi o caso.

O sol aparece

CIMG9898

e cpm ele, volto a passear a pé. E a partilhar convosco fotos de gatos, esta é linda!

terça-feira, 9 de março de 2010

Balões iluminados

CIMG9882

Esta festa teve direito a candeeiro novo e tudo.

Não foi por muito tempo porque a pequenada quis os balões para brincar, mas tal como eu disse ao pai da aniversariante, aqui está a foto.

E a decorações estava bem engraçada tem que se dizer.

Parabéns

dizem que é a música mais cantada e mais desafinada em todo o mundo, este fim-de-semana tive o prazer de ouvir os parabéns tocados por três jovens à aniversariante, que bom foi. Afinados,  o saxofone só entrou  na repetição para dar mais ênfase às flautas. É tão bom vê-los  crescer.

CIMG9887

Eram estes os instrumentos duas flautas transversais e um saxofone.

Acho que quando fizer anos também vou quer um concerto só para mim. Ainda falta tanto vão ter tempo para se preparar. :) :) :)

quinta-feira, 4 de março de 2010

Uma casa pequena

Sabem gosto de admirar o que me rodeia e as casas antigas e  pequenas fascinam-me, não sei se é pelo seu tamanho, se é pela sua aparência frágil, normalnente envelhecidas, faz com que me   ponha a imaginar quantas gerações já teram passado por aquelas paredes, se tivessem boca que segredos nos contariam, enfim um cento de peripécias já ocorreram, com toda a certezas em casas como a que fotografei, aventuras que muitas vezes  serão contadas de geração, em geração e outras ficam por contar, escondidas nas ditas paredes.

As cortinas de rendas feita à mão, que saudades eu tenho do tempo, em que fazia renda. :)

Uma vivenda que gostaria de ver recuperada em Alhandra. Mas talvez como muitos de nós, o proprietários não tenham dinheiro para o fazer.Não sei.

CIMG9802

quarta-feira, 3 de março de 2010

Cheias Alhandra ?

Ontem, já a noite tinha caído quando estive em Alhandra e recordando-me de um comentário que fiz no blogue da minha amiga  MAGA, tirei esta foto. Parei o carro no meio  de uma ruela de pouco movimento, sai do carro e aqui está o resultado. CIMG9791

Como ia acompanhada, levei logo uma repreensão: – Achas que é sitio para se parar?

Este é um dos tipos de prevenção  que fazem contra as cheias em Alhandra.